Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

CARAÍBAS: FAMÍLIAS BENEFICIADAS PELO PROJETO MAIS ÁGUA RECEBEM CURSO DE CAPACITAÇÃO DE GESTÃO DE ÁGUA PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS MINISTRADO POR TÉCNICOS DA ASFAB

Aconteceu nos últimos dias 24 e 25 de fevereiro na Comunidade de Veredinha, aqui no município de Caraíbas, a primeira etapa do curso de capacitação  de Gestão de Água Para Produção de Alimentos (GAPA), ministrada pelos técnicos da Associação dos Agricultores Familiares Camponeses da Bahia - ASFAB, Agnaldo de Souza e Sérgio Dias.

A capacitação faz parte do grupo de atividades a serem desenvolvidas  junto as 42 famílias do município de Caraíbas beneficiadas com a construção das cisternas de produção do Programa Mais Água, executada pela ASFAB, entidade associada a ASA, em parceria com o governo Federal e Estadual. As cisternas a serem construídas tem capacidade de armazenar 52 mil litros d'água, destinada a produção de alimentos no sentido do fortalecimento da segurança alimentar dos pequenos produtores rurais.

As famílias beneficiadas foram selecionadas mediante os critérios, dentre eles os de renda e de maior quantidade de pessoas no grupo familiar em idade escolar. Além da necessidade de que a família já disponha da primeira água, da cisterna de consumo. No município a entidade que executa o projeto tem o importante apoio da Comissão Executiva Municipal,composta por representantes da sociedade civil (Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Igreja Católica, Conselho Municipal de Desenvolvimento e Pastoral da Criança), além de representantes do poder público.

Esse primeiro curso é um momento importante de discussão entre as famílias a cerca da necessidade da preservação de nosso bioma (Caatinga), da valorização de nossa cultura, da necessidade do bom uso dos recursos hídricos, da produção de alimentos para assegurar a qualidade de vida de todas as famílias. Além de ser um espaço importante de socialização e esclarecimento dos critérios e contrapartidas que as famílias tem que cumprir para o recebimento da tecnologia.

As famílias deverão participar de um segundo curso de capacitação após a construção das cisternas, bem como de um intercâmbio no sentido de trocar experiências com outras famílias que já utilizam a cisterna de produção e dela obtenham resultado.

Também faz parte do Projeto Mais Água para Caraíbas a construção de 30 barreiros trincheira na propriedade de pequenos agricultores.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário